O site do grupo Abril, Mdemulher [clique aqui] , publicou uma matéria sobre cuidados com as madeixas, Renata Souza participou confiram:

Cuidados com o cabelo: deixe os fios lindos em casa

Calor, sol, água do mar, cloro... Essa fórmula pode até parecer perfeita para um verão delicioso, mas os seus fios não devem achar o mesmo. Elegemos os danos mais temidos e indicamos o caminho para passar bem longe deles - e dá para fazer em casa!

cabelo-cuidados-diarios-em-casa-58045

Fios frágeis e desbotados

A exposição ao sol e à água do mar ou da piscina retira a oleosidade natural e deixa a cutícula dos fios aberta. Falta de brilho, pontas duplas e fragilidade logo aparecem. Os cabelos tingidos tendem a sofrer ainda mais. "A radiação e a água salgada ou o cloro diminuem a aderência dos pigmentos nos fios", diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. Por isso, sempre que se expor ao sol, além de proteger a pele, use produtos com FPS no cabelo também. "E, quando sair da piscina ou do mar, enxágue os fios com água doce. Se não tiver uma ducha por perto, use uma garrafa de água mineral", diz Renata Souza, do salão Spa Dios, em São Paulo.

Cuidar do cabelo regularmente ajuda a mantê-lo resistente e brilhante. Capriche na hidratação caseira, com máscaras potentes, pelo menos uma vez na semana. No dia a dia, use séruns e óleos, que tratam e protegem. O dermatologista Marcelo Bellini sugere alguns ativos potentes e que você deve procurar na fórmula dos produtos: queratina, manteiga de karité e vitaminas A e E.

Oleosidade excessiva

Quem sofre com oleosidade tende a querer lavar o cabelo várias vezes ao dia. Mas esse gesto pode piorar o problema. Segundo o cabeleireiro Viktor I, do salão Vimax, muitas lavagens fazem o organismo produzir mais óleo, como forma de proteger o couro cabeludo. "Deixar os fios presos por muitas horas também não é bom, já que o couro não consegue respirar assim", explica Viktor I. Quando for lavar, tome cuidado para aplicar condicionadores e máscaras apenas do meio até a ponta do fio, evitando ao máximo a raiz. "Nunca lave com água quente e use secador apenas em ocasiões especiais", aconselha a especialista Renata Souza, do Spa Dios.

Além de promover uma sensação refrescante, produtos que contêm ingredientes como mentol, zinco, melissa e alecrim também combatem a oleosidade dos fios. Xampus e condicionadores com esses ativos não agridem o couro cabeludo, mesmo quando usados diariamente. Também já estão disponíveis no mercado brasileiro esfoliantes capilares que proporcionam uma limpeza profunda. Mas cuidado! Eles devem ser usados, no máximo, uma vez por semana.

Volume e frizz

"O aumento da umidade no ar, evento típico do verão, potencializa a absorção de água pelos fios, e é isso que faz com que eles fiquem com uma espessura maior", explica o dermatologista Marcelo Bellini. O cabelo, além de ganhar volume, fica mais difícil de domar. Quando os fios estão frágeis ou ressecados, a umidade também colabora para que o temido frizz apareça e arrepie o seu cabelo. "Lavar com água quente piora o problema. Mas você não precisa tomar banhos gelados. Quando estiver saindo do chuveiro, dê um jato de água fria no cabelo, só isso já ajuda a selar as cutículas e reduzir o frizz", diz Renata Souza, do Spa Dios.
 
"Para combater o volume é importante optar por fórmulas com silicones e ceramidas, ativos que conseguem promover uma verdadeira blindagem do fio contra a absorção de umidade", diz o dermatologista Marcelo Bellini. E esqueça os produtos com textura pesada, sobretudo se forem sem enxágue. Fórmulas de toque fino, caso dos leave-ins e séruns, são as que realmente ajudam a manter os cabelos domados em dias de umidade nas alturas.

Comment