O site noticia hoje [clique aqui] , publicou uma matéria sobre cuidados com os cabelos, Renata Souza participou desta confiram:

Alimentação e hábitos saudáveis são fundamentais para ter cabelos bonitos

Quer ter cabelos dignos de estrela? Além de cuidar da estética dos fios é preciso se preocupar com a saúde. Aprenda a ter as madeixas sempre fortes e bonitas

Não tem jeito: uma das principais preocupações das mulheres vaidosas é o cabelo. Afinal, estamos falando da moldura do rosto e de um dos responsáveis pelo bom humor diário. Quem nunca sofreu de bad hair day?

Entretanto, não é só o corte, cor ou forma que determina a beleza dos fios, mas, também, a força da fibra capilar. De nada adianta se preocupar com a estética das madeixas se internamente a saúde dos fios não andam nada bem.

arte03

Os primeiros sinais de um cabelo fraco são notados pela densidade da massa do fio, que fica ralo e cheio de pontas duplas, e da falta de brilho. “É bom lembrar que um cabelo fraco pode ser indício de que alguma coisa está errada ou desequilibrada no organismo com a alimentação, com os hormônios ou, até mesmo, com os órgãos vitais, como o fígado”, alerta o dermatologista e tricologista Valcenir Bedin, de São Paulo.

Mas não há motivo para pânico, ok? Às vezes, o que sua cabeleira precisa é só um pouco mais de cuidado com aquilo que você ingere e como são seus hábitos na hora de cuidar dela no dia a dia. Abaixo, tudo aquilo que você deve se atentar!

Alimentação equilibrada: tudo a ver! Não é só a boa forma que agradece uma dieta equilibrada e rica em alimentos frescos. Os cabelos também sofrem quando não há atenção na hora das refeições. Tudo porque alimentos gordurosos e cheios de conservantes dificultam a circulação do sangue e impedem que os nutrientes cheguem até os fios.

“Para quem deseja fortalecer os fios, a boa pedida é investir em proteínas, como peixes, ovos e carnes, que por serem ricas em taurina, um tipo de aminoácido, melhoram a hidratação e estimulam o crescimento dos fios”, indica a especialista em saúde dos cabelos Renata Souza, proprietária do Spa Dios, em São Paulo.

E sabe toda aquela onda de suco verde para secar a silhueta? Você pode aderir à moda e beneficiar também a saúde dos fios. “Indicamos a bebida, que é rica em ferro, vitaminas e minerais, para melhorar o aspecto do cabelo, que ganha muito mais força e brilho após um mês de ingestão do suco diariamente”, ressalta Renata. Para melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo, tome o suco em jejum pela manhã.

Nutricosméticos: pode adotar! Como o organismo destina as vitaminas e minerais primeiramente para outras partes do corpo, é natural que os cabelos não recebam a quantidade de nutrientes necessária para obter força e saúde. Ainda mais se falando de mulheres que vivem se alimentando mal devido à correria.

“Optar pelo consumo de cápsulas de nutricosméticos específicas para o tratamento capilar é ideal quando se pensa em ter resultados significativos no que se refere à força e saúde dos fios”, afirma o Valcenir Bedin. As mais indicadas são aquelas que têm na composição óleo de linhaça, vitamina C, zinco, licopeno e manganês. Só que vale o aviso: o tratamento deve ser feito no mínimo por três meses para que se possa ver a cabeleira ganhar status de cabelo nota-mil.

Hábitos que fazem a diferença Água quente nos fios, nem pensar. “A temperatura ideal é em torno de 22 graus para manter a saúde do bulbo e não ressecar os fios”, indica a hairstylist Zenilda Araújo, proprietária do ZCoiffeur, do Rio de Janeiro.

Tenha a prateleira do banheiro sempre bem equipada com uma boa máscara à base de proteínas e óleo reconstrutor. “É sempre bom recorrer aos cremes de hidratação quando o cabelo passar por alguma agressão externa, como coloração, poluição, suor ou sol, para não promover um desgaste ainda maior com o passar do tempo”, ensina o tricologista Rahim Hansen, do salão Vimax Hair Beauty, de Curitiba.

Manter o couro cabeludo sempre limpo garante que os fios recebam as vitaminas necessárias para desenvolver força e beleza ao longo do tempo.

Força capilar em alguns goles A nutricionista funcional Andrea Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro, montou duas receitas power para quem precisa dar literalmente uma forcinha aos fios. Anote!

Suco de vegetais 1 maça ½ cenoura ½ inhame 1 folha de couve 1 colher de sopa de aipo 1 pedacinho de gengibre 1 colher de café de linhaça Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir em seguida.

Suco de maracujá, manga e gengibre 1 maracujá 1 fatia grossa de manga 1 pedacinho de 1 cm de gengibre 100-150ml de água gelada Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir em seguida.

 
 

Comment